LUTHIERIA- REPAROS - REGULAGENS 

LUTHIERIA

Aqui na PoliMusic podemos indicar o serviço terceirizado de um luthier para regular, consertar e tudo mais que for necessário para deixar seu instrumento de corda do jeito que você necessita.

 

CURIOSIDADES:

 

O termo luthier deriva do francês luth que significa alaúde. Ele dá nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda, todos feitos de forma artesanal, um a um. Trata-se de uma das profissões mais antigas e que já está em extinção, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

Além de construir, o luthier ainda é responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos de corda com caixa de ressonância, entre eles, violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas e bandolins. Se você utiliza um dos instrumentos acima, com certeza, um dia ainda vai precisar dos serviços desse profissional.

O luthier deve dominar uma técnica que é passada de geração para geração e que vai se aprimorando com o tempo. Saiba que se o trabalho for feito por uma pessoa que não domina totalmente a técnica, a sonoridade do instrumento pode ficar comprometida, por isso, ele ainda precisa entender sobre as especificidades de cada um deles, além de ter noções sobre sensibilidade musical, desenho e criatividade. Como não existe uma formação técnica para a profissão, o conhecimento é passado pelos mestres para os aprendizes que, na maioria das vezes, é um músico ou uma pessoa que tem muita afinidade com o assunto. Ele precisa ter um conhecimento geral sobre diversas áreas como obter detalhes sobre o instrumento, saber e discutir as expectativas com os clientes, escolher e moldar o material para a construção, elaborar um design e realizar a pintura, os acabamentos e toques finais. Além disso, ainda precisa regular o instrumento. 

Um dos detalhes que mais influencia na qualidade do instrumento diz respeito à madeira utilizada na fabricação. Ela precisa ser necessariamente de qualidade e, de preferência, importada da Europa, do Canadá, África, Índia. Os acabamentos também vão fazer toda diferença. Esses detalhes vão influenciar no preço final do produto que pode variar de R$ 1.600 a R$ 20 mil, os que são top de linha.

A melhor forma de achar um bom luthier é perguntar às pessoas que trabalham com música. 

 

Aqui  na POLIMUSIC  temos convênio com 

os melhores luthiers de Niteroi , traga seu instrumento para nós.